
a técnica envolve cuidadosamente retirar a planta do vaso original, limpar suas raízes e moldá-las em uma esfera compacta com uma mistura especial de substratos (como turfa, argila e húmus de minhoca). Essa bola de terra é então revestida com musgo, amarrada com barbante ou fio de nylon, e voilà! Uma kokedama está pronta para embelezar seu espaço.
benefícios que vão além da beleza:
a técnica do kokedama oferece uma série de vantagens que a tornam uma escolha cada vez mais popular:
- estética única e versátil: as kokedamas são peças de decoração originais e minimalistas que se adaptam a diversos estilos de ambientes, do rústico ao moderno. Podem ser penduradas, colocadas em pratos, ou mesmo dispostas em conjunto para criar um jardim suspenso particular.
- espaço otimizado: ideal para quem tem pouco espaço, a kokedama elimina a necessidade de vasos volumosos, permitindo que você tenha um jardim vertical ou horizontal compacto e charmoso.
- maior contato com a natureza: a técnica do kokedama permite um contato mais íntimo com a planta, desde o processo de criação até os cuidados diários, como a rega por imersão.
- facilidade de manutenção: a rega da kokedama é simples: basta mergulhar a bola de musgo em água por alguns minutos quando estiver seca (o peso da bola e a cor do musgo indicam a necessidade de rega). A frequência varia de acordo com a planta e o ambiente.
- purificação do ar: assim como outras plantas, as kokedamas contribuem para a purificação do ar, absorvendo toxinas e liberando oxigênio, melhorando a qualidade do ambiente.
- terapêutico e relaxante: o processo de criação e cuidado com as kokedamas pode ser uma atividade terapêutica e relaxante, ajudando a reduzir o estresse e a promover o bem-estar.
- sustentabilidade: a técnica do Kokedama pode ser mais sustentável do que o uso de vasos tradicionais, especialmente se forem utilizados materiais reciclados ou de origem local na confecção.